terça-feira, 12 de junho de 2007

Festas Populares

Aproximam-se as festas populares... arraiais, muita sardinha, cheirinho a manjerico... ainda agora cheguei e já tenho saudades da "terra"... nestas alturas a "terra" tem outra cor, outro cheiro... até sabor... O Paizão sai hoje à rua com a Marcha do "Cimo do Povo" em Nelas... como já dancei nessa marcha... sim, sim... tenho saudades... dessa e de outras que me ficaram na memória, pela alegria, companheirismo e até amizade... sim tenho saudade... dos cantares, do caldo verde, até de ir roubar vasos de flores como se faz lá na "terra"... que saudades!!! Enfim... resta-me cheirar daqui de longe o perfume da bela sardinha, o cheirinho a rosmaninho das fogueiras que ardem nas ruas, e ouvir bem perto do meu ouvido aquelas letras de marchas populares tão nossas... tão nossas...

"Estoiram foguetes balões no ar... o vinho corre cheira a sardinha, anda pra marcha vem a cantar, moçoila alegre és a rainha... rapaziada a rir contente, entra na marcha com alegria, passa por ela anima a gente dá duas voltas e rodopia..."

"Viva Oliveira do Conde, feita cristã pra viver... é a menina bonita... de quem tem olhos pra ver..."


Rita Reis

Sem comentários: